Nascente da Pocinha
A nascente da Pocinha, é uma nascente de água doce que fica mesmo sobre o mar, o que a torna desde já diferente de todas as outras.
Já andava a algum tempo para voltar aquela fonte, em tempos passados tinha eu os meus 10 / 11 anos os meus pais foram recomendados por uma senhora a irem a esta fonte devido a umas manchas que me apareciam na cara, e verdade seja dita as minhas manchas desapareciam passado pouco tempo de me lavar com aquela água. E voltei lá para ver como estava a fonte e para tentar novamente tirar as manchas que teimam em aparecer no verão.


Junto à fonte as ruínas da antiga Alfândega que estão situadas nos limites da praia de Salir são um valioso testemunho do importante passado histórico que Salir viveu. Aqui funcionou uma Alfândega que servia todo o concelho e na qual eram reparados e construídos barcos, com madeiras provenientes do Pinhal de Leiria. Rezam as lendas que aqui terão sido construídos alguns dos barcos que participaram na Campanha das Índias de Vasco da Gama e onde foi construída e abençoada a Nau São Gabriel. Hoje só estão de pé as velhas paredes, cada vez mais ameaçadas pela erosão causada pela água.


E claro está antes de ir embora tive que encher o garrafão com água para tratar das minhas manchas e já comecei o tratamento e continua a resultar.
